Meditação SCSC: Um Caminho Suave

A – Introdução: a potência mental e a Meditação SCSC

No primeiro post desta parte, Fortalecer a Mente para a Busca, colocamos como meta alcançarmos a potência mental.

E dissemos que a meditação é um dos dois métodos excelentes para alcançarmos essa meta.

Mas observamos que há dificuldades para se aprender e se manter praticando meditação.

No terceiro postDificuldades da Meditação, estudamos as pseudo e as reais dificuldades.

E concluímos que, para termos sucesso, devemos atender às três exigências para o aprendizado e a para a prática consistente da meditação.

No quarto postUm Segredo sobre Meditação,  tomamos ciência de que as três exigências se satisfazem na pessoa do instrutor.

E também de que há uma quarta exigência: a passividade da parte da pessoa aprendiz.

E concluímos que: quando temos tudo junto ao mesmo tempo – as quatro exigências satisfeitas – então temos as condições apropriadas para o sucesso.

O objetivo do presente post é apresentar, em linhas gerais, um tipo específico de meditação, exclusivo do grupodecasais-busca-scsc: a Meditação SCSC.

E demonstrar que ela é um caminho suave para o aprendizado e para a prática, consistente e continuada, da meditação.

B – Quatro espécies de energia no ser humano

No post Dificuldades da Meditação, dissemos que em nós, seres humanos, existem energias com variados graus de refinamento.

Aqui vamos examinar essa questão mais de perto, porque isso nos será muito útil mais à frente.

Todas as atividades humanas, exteriores ou interiores, requerem energia para que sejam realizadas.

Isso significa que requerem a queima ou a combustão de um ou outro tipo de substância.

Procuremos raciocinar da forma mais simples possível.

A gasolina é uma substância; quando, em presença do ar, ela pega fogo, libera energia.

Em nós, o processo se passa de forma semelhante: certas substâncias, quando na presença de outras, podem se inflamar e liberar energia.

Temos muitos tipos de substâncias em nós: no nosso sangue, nas fibras do sistema nervoso, etc.

Essas substâncias, quando queimadas, liberam energia de vários tipos, dependendo do tipo de substância.

As energias de vários tipos que temos em nós, podem ser classificadas em várias categorias.

No Grupo estudaremos uma escala com doze diferentes tipos de energia. E, dentre estas doze, daremos ênfase particular a sete delas, mais diretamente relacionadas às nossas manifestações físicas, psíquicas e cósmicas.

Mas aqui, para as finalidades deste post, vamos considerá-las apenas em quatro grandes espécies, que vão citadas abaixo na ordem crescente do seu nível de refinamento:

Energia vital

É a espécie de energia com que o nosso organismo realiza as suas funções vitais:

    • o metabolismo dos alimentos e do ar;
    • a circulação do sangue;
    • a circulação da linfa;
    • a limpeza dos tecidos;
    • a manutenção da temperatura do corpo;
    • a produção e a regeneração das células;
    • a produção de hormônios;
    • as respostas imunológicas; etc.

Energia automática

É a espécie de energia usada na maior parte das nossas manifestações no dia a dia da vida.

É a energia com que trabalham as partes mais básicas, mais elementares, dos centros de inteligência da base do nosso ser, citados no post Estrutura e Funções do Ser Humano.

É dispendida, de modo geral, para expressarmos todos os nossos hábitos.

Isso inclui:

    • os nossos movimentos no espaço, particularmente aqueles que estamos habituados a fazer – andar, acenar, etc.;
    • também o pensamento associativo, as frases feitas, os clichês;
    • e as emoções reativas de todos os tipos, etc.

Energia psíquica

É a espécie de energia com que trabalham as partes mais elevadas dos nossos centros de inteligência da base. Todas as nossas atividades motoras mais inteligentes – tocar um instrumento com maestria, praticar uma dança mais elaborada, etc. – requerem esse tipo de energia.

Essa espécie de energia também é a requerida para o funcionamento mais apropriado do nosso mundo emocional e do nosso mundo mental.

Depende ainda deste tipo de energia certo nível de funcionamento – ainda um nível não muito alto – da nossa vida sexual.

Energia cósmica

É a espécie de nível mais elevado, nessa classificação de quatro níveis.

Dela dependem, por exemplo, todos os momentos em que apresentamos ter consciência, ou seja, momentos em que estamos conscientes, nos mais variados graus em que isso pode ocorrer.

Essa espécie de energia é a demandada, também, em todas as nossas manifestações criativas, na nossa compreensão, na intuição, etc.

De modo geral, dela dependem todas as nossas manifestações de nível superior.

Melhor seria dizer que: “de nível cada vez mais superior”, uma vez que neste nível, aqui nesta classificação, estão incluídos vários níveis de energias superiores em nós. 

C – No início a energia só pode ser, e por isso deve vir, emprestada

No post Processo da Transformação Emocional, no tópico sobre os efeitos energéticos, citamos de passagem a ideia da matriz energética no ser humano.

Agora vamos poder detalhar um pouco mais essa ideia.

A proporção relativa, entre as quatro espécies de energia comentadas no tópico anterior, forma a nossa matriz energética.

Considere um ser humano, digamos A.

Suponha que esse ser tenha, na sua matriz energética, uma proporção predominante de energia vital + energia automática e, proporcionalmente, bem pouca energia psíquica + cósmica.

Digamos que a proporção seja: em torno de 80% de energia vital + automática, e apenas 20% de energia psíquica + cósmica.

Considere agora outro ser humano, digamos B.

Suponha que esse ser tenha muito maior quantidade de energia psíquica + cósmica, comparativamente à sua quantidade de energia vital + automática.

Digamos que tem: 40% de energia vital + automática, contra 60% de energia psíquica + cósmica (atenção: não é que tenha pouca quantidade de energia vital + automática; é que tem, proporcionalmente, muita quantidade de energia psíquica + cósmica).

O ser humano B é muito mais evoluído do que o ser humano A.

O ser humano B pode realizar funções que o ser humano A não pode.

Por exemplo:

  • pode expressar pensamento lógico na maior parte do tempo,
  • ou expressar pensamento de um nível mais alto ainda;
  • pode expressar sentimento em boa parte do tempo: compaixão, remorso de consciência, amorosidade, etc.;
  • e pode ter consciência, pelo menos numa frequência e profundidade muito maiores, do que no caso do ser humano A.

E, o que nos interessa mais de perto aqui neste post: o ser humano B tem energias psíquicas + cósmicas disponíveis para si, em quantidade muito maior do que tem o ser humano A.

No início do ensino da meditação, a pessoa aprendiz é o ser A. O seu instrutor é o ser B.

A pessoa aprendiz não tem, em sua matriz energética, suficiente energia psíquica + cósmica com que realizar as etapas da meditação.

Mas o seu instrutor tem – se não tiver, não serve para ser instrutor. (Repetimos: se o ser B não tiver energia psíquica + cósmica em quantidade suficiente, não serve para ser o seu instrutor de meditação, nem o instrutor de ninguém).

Então, no início, a energia só pode ser emprestada: a pessoa aprendiz não dispõe dela e precisa dela.

É por isso, também, que a energia deve vir emprestada; o instrutor tem energia fina em quantidade mais que suficiente para si, e para emprestar uma parte da sua para a pessoa aprendiz.

D – A verdadeira vontade é necessária, e no começo só pode vir emprestada

Já falamos e procuramos dar uma ideia a respeito da verdadeira vontade, no post Dificuldades da Meditação.

Dissemos, entre outras coisas, que ela é uma capacidade extraterrestre.

Para expressá-la, o ser humano deve ter, em sua matriz energética, uma proporção significativa de energia cósmica.

A questão é que a verdadeira vontade é necessária na aprendizagem e na prática da meditação.

Como dissemos antes, é uma exigência.

Ora, a pessoa aprendiz não pode expressar ainda a verdadeira vontade.

Não sabe como fazê-lo, e nem tem a proporção de energia cósmica necessária.

Mas apesar disso a necessidade continua, a exigência continua tendo que ser satisfeita.

Então, a verdadeira vontade do instrutor deve atuar, para si e para a pessoa aprendiz.

Você pode estar se perguntando: “como a verdadeira vontade do instrutor pode atuar para a pessoa aprendiz?”.

Você está lembrada, ou lembrado, de que no post Potência Mental e Meditação, falamos sobre os poderes extraterrestres? Na pequena lista que fizemos ali estava inclusa a telepatia.

Vamos desmistificar essa palavra.

Telepatia, no seu primeiro sentido mais direto e mais simples, quer dizer apenas transmissão à distância entre duas mentes.

Você já viveu isso milhares de vezes; é o que está ocorrendo quando você diz a alguém “tirou as palavras da minha boca”.

Ou quando você pensa em algo, e alguém ao seu lado logo fala sobre aquele assunto, etc.

Pois bem, a telepatia torna-se uma capacidade extraterrestre quando alguém passa a ter algum controle sobre ela, passa a poder exercê-la propositadamente.

E é isto o que o instrutor bem desenvolvido e experimentado faz: transmite, para a pessoa aprendiz, algo da sua verdadeira vontade.

E – A Meditação SCSC é um ótimo caminho para a potência mental

No post anterior, Um Segredo sobre Meditação, falamos sobre a ideia de tudo junto ao mesmo tempo.

Referíamo-nos à satisfação das quatro exigências: 1) a passividade por parte da pessoa aprendiz, e o cumprimento das três exigências por parte do instrutor: 2) as exigências do conhecimento, 3) da energia e 4) da verdadeira vontade.

Nos tópicos anteriores, avançamos mais; e procuramos esclarecer como as exigências podem ser satisfeitas pelo instrutor, particularmente as exigências da energia e da verdadeira vontade.

Quando todo o conjunto de condições citado está presente, temos então todos os ingredientes para buscar praticar o que podemos chamar de Meditação SCSC.

Procuremos entender melhor o início desse processo, o do aprendizado da Meditação SCSC.

A pessoa aprendiz está numa sessão com o instrutor; e está começando a aprender a prática da meditação.

Aqui nesse início, e acima de tudo, a pessoa aprendiz está sendo instruída a buscar – e também está sendo induzida a entrar em – um estado de passividade.

E o instrutor vendo que, com a colaboração da pessoa aprendiz, o estado de passividade foi alcançado, procura ir adiante; e avançar um ou dois passos no processo da meditação.

A aprendizagem da Meditação SCSC começa do modo como foi descrito acima.

Depois, com o tempo e com o desenvolvimento da pessoa aprendiz, vamos progredindo no processo.

E o que é mais importante de tudo: a Meditação SCSC é um ótimo caminho para o alcance da tão almejada potência mental.

Não tem todos os inconvenientes, já citados, da aprendizagem da meditação por tentativa e erro.

E além disso – e mais auspicioso ainda do que isso – por tratar-se de um caminho suave, tem ainda uma série de outras vantagens.

Nos próximos tópicos, mais à frente, falaremos sobre essas vantagens.

Antes, porém, vejamos a origem da meditação que praticamos, a Meditação SCSC.

F – A origem da Meditação SCSC

A forma de meditação que ensinamos e praticamos aqui no grupodecasais-busca-scsc, chamada de Meditação SCSC,

  • nos foi legada pelo Grande Mestre, o Sr. Georges Ivanovitch Gurdjieff,
  • é composta de dez fases ou dez etapas (a meditação completa, aquela que completa todo o ciclo possível, é composta de dez fases ou dez etapas; não é em todas as sessões de meditação que o praticante consegue percorrer as dez etapas; muitas vezes, o seu tempo disponível para praticar acaba antes; ou, em outro caso, o praticante não tem energia para ir adiante, e é obrigado a parar de praticar em etapa anterior à etapa dez).

Esse tipo de meditação que, repetimos, nos foi legada pelo Sr. Gurdjieff, destaca-se de todos os outros tipos de meditação que são divulgadas na literatura especializada – livros ou internet.

E destaca-se porque é baseada na ideia do desenvolvimento harmonioso do homem, ou seja, do ser humano, ideia essa trazida pelo Sr. Gurdjieff e muito cara a ele.

G – Esforços menores no começo, e resultados visíveis de imediato

Em tópico anterior, demos uma ideia do que ocorre nas primeiras sessões de ensino e de prática da Meditação SCSC, sessões essas nas quais estão sempre presentes, juntos, o instrutor e o casal aprendiz.

Por tudo o que falamos então, bem como pelo que falamos nos tópicos anteriores, já deve estar bastante claro que, no começo dessa modalidade de aprendizagem da meditação, os esforços por parte das pessoas iniciantes são bem menores.

O que se espera das pessoas aprendizes, o casal de alunos, é que compareçam à sessão.

E nela colaborem, para que se alcance o estado de passividade de sua parte.

Mesmo essa última tarefa não acarreta muita exigência pois, conforme também já dissemos, o estado de passividade é em parte induzido pelo instrutor.

Além de requerer esforços menores das pessoas aprendizes no início da aprendizagem, a Meditação SCSC já traz resultados perceptíveis desde as primeiras sessões.

Queremos dizer resultados no sentido das coisas que a pessoa percebe estarem acontecendo já durante a própria sessão:

  • relaxamento no corpo em escala raramente vista antes,
  • distanciamento da corrente contínua de pensamentos que experimenta na sua vida normalmente quando em vigília, etc.

Essas duas características – esforços menores e resultados mais visíveis desde o começo – têm um efeito importantíssimo: a taxa de desistência reduz-se a quase nada.

Se o casal deixa de continuar trabalhando para aprender a praticar meditação, geralmente é devido a mudanças inesperadas nas condições da sua vida: mudança de cidade, ou a agenda mudou drasticamente, etc.

Raramente deixam de continuar por ficarem desestimulados com o empreendimento em si, o de aprender e se desenvolver na prática da meditação.

H – Conhecimento, ser e compreensão

Com o suceder das sessões, enquanto segue aprendendo e praticando a meditação, a aluna e o aluno estará também adquirindo conhecimento.

Sim, estará aprendendo sobre o próprio processo, e sobre as suas etapas e as suas fases.

Também, sobre as resistências que ocorrem no processo: os seus locais, os seus formatos, etc.

A pessoa aprendiz estará ainda sendo orientada sobre o que deve procurar fazer na sua vida, fora das sessões, para aumentar as chances de um desenvolvimento mais rápido, e com menos retrocessos.

E estará aprendendo, ainda, sobre a estrutura mais detalhada do seu ser; ou seja, sobre as subpartes e as subfunções que citamos existirem, mas que não detalhamos neste site.

Ao lado de tudo disso, estará aprendendo as coisas na prática.

Estará aprendendo:

  • a distinguir, no emaranhado do seu psiquismo, as diversas sensações e percepções, e os seus respectivos significados;
  • e a avaliar, dentre essas diversas sensações e percepções, quais delas representam avanço para um nível mais elevado de ser, e quais representam retrocessos no desenvolvimento; etc.

E o mais importante de tudo, estará aprendendo, na prática, as diversas tarefas relacionadas à meditação em si mesma:

  • como reconhecer as diversas etapas da Meditação Gurdjieff-10,
  • como reconhecer e distinguir as energias,
  • como acessá-las,
  • como movê-las, ;
  • como atuar para transpor certos entraves;
  • como saber esperar e saber reconhecer, quando surge, o que estavam esperando; etc.

Ao mesmo tempo, o seu ser estará evoluindo.

Mudanças no funcionamento do seu corpo, no funcionamento do seu mundo emocional e do seu mundo mental, tudo isso estará ocorrendo concomitantemente.

Portanto, duas coisas estarão ocorrendo juntas aqui:

  • o seu conhecimento sobre o seu ser estará crescendo;
  • e o próprio nível do seu ser também estará evoluindo.

Resultado: a sua compreensão começa a despontar e a ampliar-se.

E tudo isso, sem requerer esforço extraordinário da sua parte, conforme já falamos.

Porque a aluna e o aluno, estarão evoluindo e adquirindo o conhecimento que realmente mais interessa – o conhecimento sobre o seu próprio ser – de maneira tranquila, serena, sem atropelos, sem frustrações, etc.

Numa palavra: em função do aumento do seu conhecimento, do crescimento do seu ser e da sua compreensão, estarão seguindo, no processo da transformação, por um caminho suave.

I – Endireitai os caminhos do Senhor

A expressão bíblica acima aparece em mais de um lugar no livro sagrado, e de mais de uma forma.

Obviamente, como a maioria das expressões bíblicas, essa tem mais de um significado.

Mas o primeiro, o que interessa mais de perto para quem está se iniciando na busca pelo Nosso Ser Maior é: endireitar os caminhos para o Senhor, para ir em direção ao Senhor.

Sim, porque são muitos os percalços que surgem na vida interior daquele que está buscando – assim como também na sua vida exterior.

Aqui, neste momento, nos interessa mais de perto a vida interior.

São muitos os percalços que podem ocorrer na nossa vida interior, quando estamos buscando: 

  • entraves,
  • erros,
  • possíveis acidentes,
  • possíveis desvios, 
  • explosões no laboratório (perda repentina e substancial de energia refinada),
  • e etc.

A meditação é um caminho de elevação em direção ao Mais Alto; e os muitos percalços podem nos desviar dessa elevação.

Em primeiro lugar, como já dissemos, precisaremos de energias refinadas de mais de um tipo.

Temos que aprender a gerá-las e, muito importante também, a poupá-las.

Sim, porque gerar as energias mais finas requer, como já foi dito, muito conhecimento, um bom capital inicial de energia e a verdadeira vontade.

Mas para mantermos em nós, no nosso ser, essas energias mais finas geradas – e não as desperdiçarmos com coisas ou atividades desnecessárias – é preciso, ainda, um outro conjunto de providências da nossa parte.

Além disso, como também já dissemos, o processo em si, o processo dessa ascensão em direção ao Mais Alto, é cheio de bifurcações, de encruzilhadas digamos assim: basta pegar um atalho errado e o processo para, deixa de evoluir.

Quando nos engajamos na Meditação SCSC, nos moldes de que já falamos, estamos nos prevenindo de nos ocorrerem muitos dos possíveis percalços, desvios ou retrocessos.

Numa palavra: estamos endireitando o caminho do Senhor.

J – Do semi-homem ao homem, e do homem ao super-homem

Estamos falando aqui, neste post, que a Meditação SCSC é um caminho suave para alcançarmos a potência mental.

Retomaremos esse assunto na conclusão deste post.

Mas aqui e agora queremos fazer com você, arrojada leitora ou arrojado leitor, uma reflexão em outro âmbito.

E queremos fazer essa reflexão agora, porque chegamos tão perto desse assunto, que vale a pena fazer um pequeno desvio, e lançarmos um olhar sobre ele.

Em vários lugares deste site, procuramos passar a ideia de que o ser humano comum funciona de um modo bastante precário.

É tão precário o seu modo de funcionamento que, a rigor, não poderia ser chamado de homem ou de ser humano.

Mais apropriado seria ser chamado de semi-homem, ou de semi-ser-humano.

Através das várias partes do site até aqui, procuramos mostrar, também, que é possível ao homem desenvolver-se ao ponto de funcionar bem, harmoniosamente, integralmente.

Temos insistido que o ser humano pode funcionar de um modo que lhe é mais apropriado, mais conforme a tudo o que a Grande Natureza preparou e permitiu para ele.

Temos, portanto, insistido que pode funcionar de fato como homem, como um ser humano completo.

Mas, em muitas partes do site também, chegamos bem perto de níveis de funcionamento do homem que estão bem acima daquilo que a Natureza preparou e permitiu para ele – sem que ele tivesse que fazer esforços especiais, queremos dizer.

Esses níveis bem acima, dissemos várias vezes, requerem esforços especiais da parte da pessoa e, ainda, a ajuda daqueles que já os experimentaram antes dela.

Esses níveis bem acima, quando muito frequentemente acessados e aprofundados – e se estabilizados – caracterizam a vida de um tipo de ser superior, na escala da evolução, um tipo de ser que as tradições já chamavam, há milênios, de super-homem.

Em conjunto com outras práticas, a Meditação SCSC é um caminho suave que pode nos levar do semi-homem ao homem e, então, do homem ao super-homem.

K – Conclusão: a Meditação SCSC é um caminho suave para a potência mental

Começamos essa quarta parte do site falando sobre os vários aspectos do nosso mundo mental, e sobre o quanto são pouco desenvolvidos, no homem comum, o quanto funcionam de modo precário.

Para ilustrar melhor as nossas afirmações, comentamos um pouco cada um dos aspectos mais importantes: pensamento, memória, percepção, concentração, etc.

Procuramos deixar claro que o nosso mental pode ser desenvolvido, e que caso isso de fato ocorra, teremos um mental forte, um mental poderoso. Numa palavra: teremos potência mental.

Então, dissemos que há muitos métodos para se desenvolver o nosso mental, muitos métodos para buscar a potência mental.

Citamos alguns deles, e os chamamos de métodos específicos.

Em relação a eles, dissemos que demandariam demasiado tempo para que pudéssemos desenvolver, a contento, os vários aspectos da nossa mente.

E daí falamos sobre um método com efeito global, ou seja, um método que nos ajudaria a desenvolver os vários aspectos do nosso mental, todos ao mesmo tempo. E dissemos que esse método se compõe de dois tipos de esforços: o estudo de um sistema avançado de ideias, por um lado, e a meditação, por outro.

Mas, quanto à meditação, logo dissemos, também, que sabemos que o mais comum é as pessoas – convencidas de que é bom praticar meditação – tentarem praticar, frustrarem-se e desistirem.

Todos sabemos que a taxa de insucesso é altíssima.

Estudamos as razões para esse fracasso; e as condições necessárias para o sucesso.

Então, introduzimos uma forma particular de ensino e prática da meditação; e a chamamos de Meditação SCSC.

Afirmamos que a Meditação SCSC tem efeitos poderosíssimos: entre esses efeitos, está o desenvolvimento das capacidades de funcionamento do nosso mundo mental.

Quando a aprendemos e a praticamos de modo sistemático, passamos a constatar o crescimento exponencial da nossa potência mental.

E mostramos, ainda, porque a Meditação SCSC, por todas as suas características, permite-nos alcançar a nossa meta sem esforços sobre humanos, de modo tranquilo e sereno.

Afirmamos, por isso, que a Meditação SCSC é um caminho suave para a potência mental.

 

E quanto a você? Com a leitura deste post – que completa o ciclo do tema da busca pela potência mental – já se sente preparada, ou preparado, para buscar aprender e praticar a Meditação SCSC? Já está pronta, ou pronto, para dar o primeiro passo, partir para a ação e buscar um contato conosco?

 

Entre em contato agora: escreva um e-mail para euclides@grupodecasais-busca-scsc.org

 

 

Foto: Simon Migaj

 

Um comentário

  1. Este post me fez refletir de como alcançar um caminho suave para meditação passiva, para meu crescimento e do encontro com meu eu interior..

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