No caminho da evolução o homem deve tornar-se um ser diferente… adquirir numerosas qualidades novas e poderes que antes não possuía. Ouspensky.

Trata com as coisas enquanto ainda não são importantes. Ordena as coisas antes que comece a desordem. Uma árvore difícil de abraçar nasceu apenas de uma semente. Um pagode de nove andares começou com um punhado de terra. Uma viagem de mil léguas, começa sob teus pés. Por isso, o sábio atenta tanto para o começo quanto para o fim de tudo. E assim não fracassa. Tao Te Ching.

São os limites da consciência que são dissolvidos. Neste silêncio, os pensamentos podem ceder por um tempo, nada pode haver a não ser uma grande liberdade e a amplidão sem limites. Mas para dentro deste silêncio, desta amplidão vazia, desce a vasta paz de cima, luz, alegria, conhecimento, a Consciência mais alta na qual se sente a unicidade do Divino. É o começo da transformação. Aurobindo.

Podemos somente nos esforçar para nos tornarmos capazes de ser cristãos. Gurdjieff.

Só quando nos damos conta de que a vida não nos está levando a parte alguma é que ela começa a ter sentido. Ouspensky.

A maioria das pessoas vive em sua personalidade exterior comum e ignorante que não se abre facilmente ao Divino; mas há um ser interior dentro delas, do qual elas não sabem, que pode se abrir facilmente à Verdade e à Luz. No entanto há uma parede que as separa dele, uma parede de obscuridade e não-consciência. Quando ela desmorona, então há uma libertação. Aurobindo.

É necessário que aprendas, não a te conformares com o que as pessoas que te rodeiam consideram bom ou mau, mas a agir na vida de acordo com o que diz a tua consciência. Gurdjieff.

Há caminhos duros, caminhos mais ásperos, mas todos contêm, de alguma maneira, mesmo que os seus participantes não compreendam, uma dose importantíssima de amor.  Paulo Raful e Lauro Raful.

O verdadeiro desprendimento nada mais é do que o espírito se manter inabalável diante de qualquer sentimento que sobrevenha, seja de amor, de sofrimento, de consideração, de difamação ou de injúria, assim como uma montanha de chumbo permanece inabalável diante de um fraco vento. Esse desprendimento eleva o ser humano até a maior igualdade com Deus, porque Deus é Deus por causa de seu desprendimento inabalável, e o seu desprendimento é a origem da sua pureza, da sua simplicidade e da sua imutabilidade. Mestre Eckhart.

O que é a felicidade? É aquilo que nasce quando o homem produz a harmonia dentro de si. Mahabharata.

O amor consciente desperta o mesmo em resposta. O amor emocional provoca o contrário. O amor físico depende do tipo e da polaridade. Gurdjieff.

A descrição não é o descrito. Eu posso descrever a montanha, mas a descrição não é a montanha, e se você ficar preso na descrição, como a maioria das pessoas fica, então você nunca verá a montanha. Krishnamurti.

Quando se sabe fazer bem uma coisa, pode-se fazer tudo. Gurdjieff.

Por milhares de anos, o cérebro humano foi condicionado a agir do centro para a periferia e da periferia para o centro em um movimento contínuo, indo para fora e voltando. Como esse movimento poderia parar algum dia? Se ele cessar, uma energia aparecerá, uma energia sem limites, sem causa, sem começo nem fim. Para chegar a isso, é necessário primeiramente colocar ordem – limpar a casa – uma tarefa que requer atenção total. O corpo tem de ficar muito sensível e a mente completamente vazia, sem nenhum desejo. A compreensão virá, não por um esforço para adquirir algo ou por vir a ser, mas quando o espírito estiver calmo. Mme de Salzmann.

No momento em que você tiver em seu coração essa coisa extraordinária chamada amor e sentir a profundidade, a delícia, o êxtase dela, você descobrirá que, para você, o mundo se transformou. Krishnamurti.

A fé consciente é liberdade. A fé emocional é escravidão. A fé mecânica é estupidez. Gurdjieff.

Quando duas pessoas são uma no fundo de seus corações, quebram o ferro e o bronze. E quando duas pessoas se compreendem no fundo de seus corações,  suas palavras são doces e intensas como o perfume das orquídeas. I Ching.

Se ‘quiser’, ‘poderá’. Sem querer, nunca poderá. Querer é a coisa mais poderosa do mundo. Com o querer consciente, tudo se consegue. Gurdjieff.

E a ideia fundamental é: “Eu sou a atenção.” Onde estiver a minha atenção, eu estarei lá. Se a atenção for fraca, sou fraco, se é mecânica, sou mecânico, se é livre, sou livre. Michel Conge.

A começar pelas plantas e animais, em toda parte onde existe vida, há amor. Cada vida é uma representação de Deus. Quem puder ver a representação, verá Aquele que é representado. Gurdjieff.

O verdadeiro sinal de que um homem é bom, é ele amar seu pai e sua mãe. Gurdjieff.

Nesse estado de vigilância [a meditação] não faço nada, mas estou presente. A mente está em um estado de atenção em que há lucidez, uma observação clara sem escolher o que se pensa, se sente ou se faz. A mente se concentra sem limites. Esse estado produz tranquilidade, e quando a mente está totalmente quieta, sem ilusões, ‘algo’ adquire existência, algo que não é construído pela mente e que não pode ser expresso em palavras. Mme de Salzmann.

Toda união entre as criaturas é essencialmente um reencontro consigo mesmo, uma fusão com aquele do qual nos separamos. É uma descoberta de si mesmo nos outros. Aurobindo.

Ao homem é dado um número limitado de experiências – se ele não as desperdiçar, prolongará sua vida. Gurdjieff.

Quem vive em harmonia consigo mesmo vive em harmonia com o universo. Marco Aurélio.

Ame o que você “não ama”. Gurdjieff.

Cada vida é sensível ao amor. Mesmo as coisas inanimadas como as flores,  que não têm consciência, compreendem se você as ama ou não. Gurdjieff.

Ensinando aos outros, você mesmo aprenderá. Gurdjieff.

Não exiba diretamente seus potenciais e virtudes, mas permita que permeiem todos os seus gestos e atitudes. Paulo Raful e Lauro Raful.

Não julgue um homem pelo que contam dele. Gurdjieff.

O destino é feito de dois dias: um favorável e outro desfavorável. Quando estiver no primeiro, não fique orgulhoso nem arrogante; quando estiver no segundo, seja paciente. Tradição Muçulmana.

Quem, em seu dever, permanece maleável e flexível, esse é forte. Permanece maleável e flexível, quem segue a luz interna. Esse não sucumbe à morte, é Imortal.  Tao Te Ching.

Na Antiguidade, o que hoje se chama arte estava a serviço do conhecimento objetivo. … As obras de arte se destinavam, antes de tudo, a expor e lembrar as leis eternas da estrutura do Universo. Aqueles que se haviam consagrado à busca e chegado ao conhecimento das leis fundamentais, as exprimiam em obras de arte como se faz hoje nos livros… Essa arte não procurava nem a ‘beleza’ nem a semelhança com qualquer coisa ou com alguém. Desse modo, uma estátua criada por um desses mestres de outrora não é a cópia do corpo de um homem em particular, nem a expressão de uma sensação subjetiva. Ela é por si mesma ou uma expressão das leis do conhecimento, tais como se revelam nas formas do corpo humano, ou um meio de transmissão objetiva de um estado de alma. A forma, a ação, a expressão total estão em conformidade com as leis. Gurdjieff.

Tudo o que resiste desaparecerá no tempo certo com o progressivo desabrochar da natureza espiritual. Aurobindo.

Há muitas opiniões contraditórias sobre [um] tal assunto. Isso por si só não prova que a verdade não é conhecida? Onde existe a verdade não pode haver opiniões diferentes. Gurdjieff.

Só pode ser justo quem sabe se pôr no lugar dos outros. Gurdjieff.

Ser justo no momento da ação é cem vezes mais valioso do que ser justo depois. Gurdjieff.

Se quiser aprender a amar, comece pelos animais; eles são mais sensíveis. Gurdjieff.

O repouso não depende da quantidade, mas da qualidade do sono. Gurdjieff.

Conhecer é ter um profundo conhecimento do princípio. Conhecer a desordem antes da desordem, o perigo antes do perigo, a destruição antes da destruição e a calamidade antes da calamidade é ter um conhecimento profundo. Com um conhecimento profundo do princípio pode-se transformar a desordem em ordem, o perigo em segurança, a destruição em sobrevivência e a calamidade em boa sorte. Da tradição chinesa.

O sábio mais instruído pode muito bem se mostrar um perfeito ignorante ao lado de um simples pastor analfabeto, mas que possui o Conhecimento; isso soa como um paradoxo, mas, na realidade, a compreensão da essência [de uma dada coisa, objeto ou tema], que exigirá do primeiro longos anos de obstinadas investigações, será obtida pelo outro de maneira infinitamente mais completa durante um só dia de meditação. Tudo depende da maneira de pensar, da ‘densidade do pensamento’. Hoje esse termo não lhe diz nada, porém mais tarde se tornará mais claro por si mesmo. Gurdjieff.

Aquele que possui uma compreensão plena e completa desse ‘sistema de oitavas’, como o poderíamos chamar, possui a chave da compreensão da Unidade, pois compreende tudo que é perceptível, tudo que acontece, todas as coisas em sua essência, porque conhece o seu lugar, as suas causas e os seus efeitos. No entanto, veja, trata-se apenas de uma representação mais detalhada do esquema original, uma expressão mais precisa da lei da Unidade; tudo que dissemos e ainda podemos dizer será somente o desenvolvimento da ideia inicial de Unidade. É na consciência total, clara e precisa dessa lei que reside justamente o Grande Conhecimento de que lhes falei. As especulações, as suposições, as hipóteses não existem para quem possui tal Conhecimento; noutras palavras, ele conhece tudo pela medida, o número e o peso. Tudo no Universo é material e, por essa razão, o Grande Conhecimento é mais materialista do que o materialismo. Gurdjieff.

 

Entre em contato agora: escreva um e-mail para euclides@grupodecasais-busca-scsc.org

 

Imagem: autoria desconhecida

 

Um comentário

  1. Mais uma viagem a um espaço desconhecido (não tão desconhecido) mas adorável ao ler estas citações, adorei! Parabéns Euclides por reunir tanto material de qualidade num único local, você é um ser especial!!

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *