O olho no qual vejo Deus é o mesmo olho no qual Deus me vê; o meu olho e o olho de Deus são um único olho, uma única visão, um único reconhecimento e um único amor. Mestre Eckhart.

Corpos finitos têm um fim, mas aquele que possui e usa o corpo, é infinito, ilimitado, eterno, indestrutível. Bhagavad Gita.

O amante é movido pelo objeto amado, assim como os sentidos o são pelos objetos sensoriais. E eles – o amante e o objeto amado – se unem e se tornam uma única e mesma coisa. Leonardo da Vinci.

“Coração” é simplesmente outro nome para designar o Espírito Supremo, porque Ele está em todos os corações. O Universo inteiro está condensado no corpo, e o corpo inteiro no Coração. Portanto, o Coração é o núcleo do Universo inteiro. Ramana Maharshi.

Certa vez, disse Buda em linguagem poética: Quando a gota de chuva cai no mar, vira oceano. Com isso ele quis dizer que o nosso Eu deve mergulhar no grande oceano que chamamos Deus. Essa possibilidade está ao alcance de todos nós, bastando, para isso, descobrir que existe uma região atrás dos nossos três centros funcionais, isto é, do mental, do emocional e do corpo, região que podemos frequentar assiduamente, por puro amor a ela. Nessa região profunda do nosso Ser, a Graça Divina vem resgatar-nos dos inúmeros sofrimentos que a vida traz, podendo ainda nos guiar em direção ao grande Sol espiritual que é a nossa origem. Paulo Raful e Lauro Raful.

Da alegria nasceram todos os seres; pela alegria existem e crescem; à alegria eles retornam. Taittirya Upanishad.

Vocês não fazem ideia da vastidão que existe dentro de vocês. Esse corpo parece pequeno, mas ele é a imagem do universo inteiro. Neste corpo existe um sol mil vezes mais brilhante que o sol externo. Aurobindo.

O oceano da graça de Deus é infinito. Nossos pecados são uma lágrima dissolvida nele. Como pode uma gota manchar o oceano? Farid ud-Din Attar.

Em meu quarto, aqui e agora. À minha volta, estende-se o infinito. Meu coração está calmo e aberto. Na tranquilidade experimento o vazio, que abrange o sol e a lua. Shao Yong.

Não precisamos fugir para a floresta para buscá-Lo. Podemos encontrá-Lo diariamente nesta floresta de vida cotidiana, na gruta do silêncio interior. Yogananda.

Por excesso de bondade, Ele fez um espelho próprio para refleti-Lo. O espelho é o coração. Teu coração deve ser um espelho brilhante e claro; olha nele e verás aí a imagem d’Ele. Farid ud-Din Attar.

Pessoas diferentes chamam-no por nomes diferentes: para alguns, é Alá; para outros, Deus; outros, ainda, o chamam de Krishna, Shiva ou Brahma. É como a água no lago. Algumas pessoas a bebem em um local e chamam-na de jal (os hindus). Outras, de uma região diferente, chamam-na de pani (os muçulmanos). E há outros, de um terceiro lugar, que a conhecem por water (os cristãos). Mas é uma só e sempre a mesma coisa. Ramakrishna.

Um dos nomes dados ao “Eu Real” é “O Amigo Imortal”. O estado de descontentamento, agitação e mal-estar em que vivemos deve-se à perda de contato com “O Amigo Imortal” que reside no interior do nosso Ser. Paulo Raful e Lauro Raful.

Você não precisa procurar Deus nem abaixo nem acima. Ele não está mais distante do que a porta do seu coração. Mestre Eckhart.

Se em Mim meditar sem cessar, até mesmo alguém com o pior dos carmas queimará rapidamente os efeitos de sua ação passada. Transformando-se em ser de alma excelsa, logo atingirá a paz perene. Uma coisa é certa: o devoto que deposita sua confiança em Mim jamais perece! Bhagavad-Gîtâ.

A forma mais alta de inteligência é a meditação, uma vigilância intensa que libera a mente de suas reações, e só ela, sem nenhuma intervenção persistente, produz um estado de tranquilidade. Isso requer uma energia extraordinária, que só pode aparecer quando não há em nós nenhum conflito, quando todos os ideais desapareceram completamente, toda crença, toda esperança e todo medo. Aí não é a contemplação que surge, mas um estado de atenção em que não há mais o sentido de ‘eu’, alguém que se apresente para participar da experiência, para se identificar com ela. Assim sendo, não há experiência. Compreender isso no seu mais alto nível é importante para quem deseja saber o que é a verdade, o que é Deus, o que está além das construções da mente humana. Mme de Salzmann.

O desapego consiste em destruir inteiramente os pensamentos em seu local de origem e sem deixar vestígios. Assim como o pescador de pérolas amarra uma pedra à sua cintura, mergulha até o fundo do mar e recolhe as pérolas, também o aspirante deve desenvolver o desapego, mergulhar dentro de si e obter a pérola do Eu superior. Ramana Maharshi.

Se tu saíres, Deus entrará. Mestre Eckhart.

O contentamento que conhecemos habitualmente é frágil como vidro. No entanto, existe um contentamento verdadeiro e profundo resultante do sentimento de estarmos em harmonia com o Eu Real, com nossos semelhantes, com a terra e o céu, enfim, com Deus. Paulo Raful e Lauro Raful.

 

Entre em contato agora: escreva um e-mail para euclides@grupodecasais-busca-scsc.org

 

Foto: Marek Piwnicki

 

Um comentário

  1. Conheci novos “mestres” nesses posts dos quais eu nunca tinha ouvido falar. Experiência incrível que ao mesmo tempo me traz a sensação de que eu ainda tenho muito a caminhar…

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *