A – Introdução: bem-vindos à Massagem Sagrada Cristã Supra Consciente!

Nesta parte do site estamos abordando o mundo emocional.

Começamos mostrando o quanto o quadro de impotência emocional, está relacionado com a maior parte do sofrimento humano.

Passamos a buscar vislumbrar o que será a vida de uma pessoa que tenha conseguido livrar-se daquele quadro, e que tenha desenvolvido em si mesma a potência emocional.

Falamos sobre o processo da transformação emocional, o processo que pode nos levar, da situação tão indesejada de impotência emocional, à situação tão auspiciosa de potência emocional.

No último post, falamos sobre buscar uma boa massagem, como uma das formas de se fortalecer o mundo emocional.

No presente post, vamos apresentar os 7 tipos de massagem com forte alcance emocional.

Vamos também falar sobre os seus principais efeitos.

E a partir disso, vamos apresentar a Massagem SCSC e os seus fundamentos distintivos.

O objetivo maior do post é demonstrar que a Massagem SCSC é um dos métodos por excelência, para o fortalecimento emocional exponencial.

Aquele nível de fortalecimento que alcança e mantém a potência emocional.

B – Os 7 tipos de massagem com forte alcance emocional

No post anterior, Busque Sempre Uma Boa Massagem, fizemos uma distinção: entre a massagem e as outras diferentes formas de abordagem corporal.

Agora queremos fazer uma nova distinção:

  • entre as massagens sem efeitos emocionais preponderantes – massagens musculares, contra a dor, etc., e
  • as massagens com forte alcance emocional, ou seja, com efeitos profundos e preponderantemente emocionais.

São estas últimas que nos interessam mais de perto, no sentido de buscarmos o nosso fortalecimento emocional.

Antes porém de falarmos sobre elas, queremos dizer que o uso da massagem – juntamente com outras formas de terapia, como o uso de ervas medicinais, por exemplo – repetimos, o uso da massagem como método terapêutico, talvez seja tão antigo quanto a própria existência da humanidade.

Todos sabemos que as mamães – bem como as vovós – fazem uso intensivo da massagem, nos cuidados com os seus bebês de poucos dias, de poucas semanas, ou mesmo de poucos meses.

Em algumas culturas, algumas mamães – e algumas vovós – mantêm essa sua prática por vários anos.

Sorte dos meninos, e das meninas, que são agraciados por massagens aplicadas por um membro querido de sua família, e por um tempo maior.

Quanto à maioria de nós, ocidentais, só depois de adultos, e senhores das nossas próprias decisões, se tivermos a compreensão para isso, é que vamos poder reencontrar a massagem em nossas vidas.

Já falando-se agora do mundo adulto, passemos a seguir a listar, e a comentar, os 7 tipos de massagem para fortalecer o emocional.

Enfatizemos isso: nessa lista estaremos comentando os principais tipos de massagem com forte alcance emocional, ou seja, tipos de massagem que tenha relação preponderante com o mundo emocional.

Em outras palavras, estaremos falando de tipos de massagem que possam nos trazer uma boa qualidade, e uma boa quantidade, de benefícios específicos, relacionados ao mundo emocional.

A nossa lista inclui os tipos mais praticados contemporaneamente e, ainda, alguns tipos que trazem alguma contribuição bem diferenciada ao campo geral da massagem, tendo-se em vista os tão desejados benefícios emocionais.

Desde já, é importante destacarmos que cada tipo de massagem aqui listado, representa toda uma classe de práticas.

E isso pelo seguinte: à medida que um tipo de massagem vai se difundindo, gradativamente vão surgindo variações em sua prática. Mas a maior parte dessas variações não chega a descaracterizar o tipo de massagem em questão.

1 – Massagem Clássica

É o tipo de massagem mais difundido no Ocidente. Difundido aqui significa: ensinado e praticado.

Tem sido também muitas vezes chamada de Massagem Relaxante ou Massagem Sueca, seu primeiro nome mais difundido, devido à sua origem na Suécia, no século XIX.

Teve ampla aplicação, inicialmente, no campo desportivo.

Quase todas as pessoas, quando ouvem a palavra massagem, associam-na com a Massagem Clássica.

Envolve, em diversas partes do corpo, movimentos de deslizamento das mãos sobre a pele, pressão para amassar, fricção, tapotagem – bater com as duas mãos em concha, como as mamães fazem com os bebês com cólicas – e alongamentos musculares.

É encontrada, em uma ou outra de suas inúmeras variantes, em praticamente todos os locais onde se faz massagem: academias, spas especializados, spas de hotéis, saunas, etc.

Tem ênfase forte em relaxamento muscular e circulação sanguínea, tanto arterial quanto, e particularmente, venosa.

Há uma direção premeditada nas manobras: levar o sangue venoso de volta ao coração.

2 – Massagem Esalem ou Massagem Californiana

O nome Esalem vem do Instituto localizado na Califórnia, onde a massagem foi desenvolvida, na década de 60 do século passado.

É marca registrada. Por isso é comumente chamada também de Massagem Californiana.

Guarda várias semelhanças com a Massagem Clássica, mas tem três diferenças importantes:

    1. Usa óleos em muitas circunstâncias e, devido a isso, a pessoa paciente deve sempre estar nua; geralmente apenas uma pequena toalha cobre seu sexo.
    2. Os movimentos, por parte da pessoa agente, são bastante lentos; muito mais lentos que os movimentos realizados na Massagem Clássica.
    3. Há uma intenção declarada de buscar um bem-estar espiritual da pessoa paciente, bem como uma conexão, também em nível espiritual, entre ela e a pessoa agente.

3 – Massagem para Drenagem Linfática

Foi desenvolvida pelo médico dinamarquês, Dr. Emil Vodder, e sua esposa, na década de 30 do século passado, enquanto atendiam pacientes na Riviera Francesa.

Hoje muito popular, é encontrada em praticamente todos os institutos de beleza um pouco mais desenvolvidos – em termos de opções de serviços – no Brasil e, ainda, em muitos institutos menos desenvolvidos.

Visa restabelecer o equilíbrio, e alcançar a estabilidade, na relação entre o sistema arterial, o sistema venoso e o sistema linfático.

E, com isso, restabelecer e manter as condições para uma boa saúde; em outras palavras, alcançar e manter condições que inibam o surgimento de doenças e disfunções.

Consiste basicamente em movimentos com as mãos do agente, em círculos na pele (não sobre a pele) em diversas partes do corpo, levando-se em conta a anatomia do sistema linfático, e o quadro apresentado pela pessoa paciente.

4 – Massagem Ayurvédica

Talvez o sistema de massagem mais antigo de que se tem notícia.

Há registros de sua prática datados de mais de cinco mil anos atrás, na Índia.

É todo um sistema de massagem baseada na visão da Medicina Tradicional Ayurvédica.

Essa visão, entre outras coisas, pressupõe:

    1. que há os cinco elementos que, dependendo de sua combinação, formam os três tipos de temperamentos nas pessoas;
    2. que estes três temperamentos existem em todas as pessoas, mas em proporções diferentes;
    3. que um equilíbrio adequado entre os temperamentos, em cada pessoa, proporciona e mantém a saúde e o bem-estar. Inversamente, um desequilíbrio gera doença e mal-estar;
    4. que há em cada pessoa três níveis energéticos – emocional, mental e espiritual – e que esses três níveis devem estar harmonizados entre si;
    5. que durante a massagem, os dois tipos de energias mais inferiores – a energia prânica e a energia psíquica – fluem da pessoa agente para a pessoa paciente, caso estas estejam em sintonia;
    6. que o fluir destas energias, ao passar pelos pontos marma (entre músculos, vasos, ligamentos, ossos e articulações), liberam substâncias tóxicas acaso aí existentes, e permitem a chegada, aí, dos diversos nutrientes.
    7. que o objetivo da massagem Ayurvédica – como de resto das demais especialidades ayurvédicas – é restabelecer e manter o equilíbrio apropriado entre os doshas, ou temperamentos da pessoa, através da facilitação da circulação das energias, da eliminação das substâncias tóxicas, e do adequado transporte dos nutrientes.

A Massagem Ayurvédica é massagem feita com as mãos, com as mesmas manobras citadas na Massagem Clássica (esta emprestou daquela); às vezes, os movimentos são feitos com os pés, ou até mesmo com os cotovelos da pessoa agente.

5 – Massagem Thay-Yoga

Também chamada de Massagem YogaThay ou, simplesmente, de Massagem Thay.

Preferimos evitar esse último nome, uma vez que está bastante desgastado, por estar associado a massagens eróticas de baixa qualificação.

A Massagem Thay-Yoga tem origem na Tailândia, daí o nome Thay.

No Brasil, teve e tem ainda um grande divulgador, Javier Sunder.

Estudou na Tailândia, praticou e pratica por aqui, e formou muitas pessoas, na aplicação deste tipo de massagem.

É um sistema de massagem desenvolvido a partir de dois corpos distintos de conhecimento:

    • de um lado, a influência indiana, pela yoga;
    • de outro lado, a influência chinesa, com a sua teoria dos meridianos – e os consequentes pontos de acupuntura.

Na Tailândia, a Massagem Thay-Yoga é chamada também de yoga dos preguiçosos.

Porque é uma massagem que, apoiados no chão em um tatame, a pessoa agente pratica yoga na pessoa paciente, isto é, produz várias das ásanas – posturas de yoga – na pessoa paciente, e as mantém por algum tempo.

Além disso, é massagem que demanda boa atenção da pessoa paciente, em sua própria respiração.

6 – Massagem dos Toques Sutis

É massagem desenvolvida pelo Dr. Pethö Sandor.

Húngaro, nascido em meados da década de 20 do século passado, quando adulto e já médico, atendia pacientes em hospitais, durante a Segunda Guerra Mundial.

Havia a abundância de doentes nos hospitais, e havia as muitas parturientes sem recursos – sua especialidade: ginecologia e obstetrícia.

E havia, nos hospitais da Cruz Vermelha para os quais também trabalhava, toda sorte de mutilados, todo tipo de amputações a fazer, e muito, muito sofrimento.

E havia sobretudo a escassez de medicamentos e de recursos.

Muitas vezes, não havia morfina em quantidade suficiente para as amputações que precisavam ser feitas no dia.

No meio de toda essa situação, e com o coração de um bom e grande homem, começou a improvisar de muitos modos, e com sucesso.

Por exemplo: para as parturientes a quem se queria que viessem as contrações, mandava-as subir e descer a escadaria do hospital.

Entre as improvisações, lançou mão certa vez de um expediente, através do qual acabou desembocando numa grande descoberta.

Tinha que amputar a perna de um soldado, mas não tinha morfina à disposição para lhe aliviar a dor.

Tentou ministrar toques sutis, com a palma das suas mãos, na perna sadia do soldado, na esperança de que, por efeito de arco reflexo, a perna a amputar pudesse ter a sua dor aliviada.

Eureka! A coisa funcionou!

Próximo ao final da guerra, os soldados alemães, nos campos de concentração, quando sentiam dores, chamavam o Dr. Sandor. Já sabiam a respeito dos tais toques que tiravam a dor.

Finda a guerra, já no Brasil e com o tempo, desenvolveu todo um sistema que usou em seu trabalho clínico, e ensinou a alunos da área de psicologia.

7 – Massagem Psíquica

Esta é uma massagem sofisticada, “descoberta” e divulgada em livro, em 1975, pela americana Roberta DeLong Miller (depois que frequentou grupos Osho em Poona, na Índia, passou a chamar-se Sagarpriya DeLong).

DeLong tinha apenas 27 anos, à época em que escreveu o seu primeiro livro sobre a Massagem Psíquica. Trabalhava então no Instituto Esalem, já citado.

Dissemos que a massagem foi por ela “descoberta”, entre aspas, porque, na verdade, tal massagem já existe há milênios. Apenas que DeLong talvez nunca tivesse lido, ou ouvido falar, sobre isso, à época em que escreveu o seu primeiro livro.

Na verdade, não é a Massagem Psíquica que existe há milênios; já dissemos que a massagem em geral existe há milênios. A Massagem Ayurvédica, por exemplo, já estava sistematizada há mais de cinco mil anos atrás.

O que já era conhecido, desde há milênios, é o fenômeno que a então jovem DeLong vivenciou durante as massagens que estava aplicando, e que relatou em seu livro de 1975.

Começamos este tópico dizendo que a Massagem Psíquica é massagem sofisticada.

Melhor seria dizer: para a pessoa agente vivenciar os fenômenos descritos no livro citado, essa pessoa deve estar em um estado de consciência ímpar, um estado de consciência mais elevado, mais sofisticado enfim.

Vivenciar os fenômenos significa: ter as visões sobre o estado interior da pessoa paciente – e os insights de compreensão correspondentes – e poder usar com sucesso esse conhecimento, para o benefício da pessoa paciente.

C – A questão da qualidade da massagem

Acabamos de falar sobre massagens com forte contribuição ao desenvolvimento emocional.

Falaremos, logo em seguida, sobre os seus principais efeitos.

Mas antes queremos ainda acrescentar duas ideias importantes.

A primeira delas é a ideia de que a qualidade da massagem conta muito.

No post anterior, Busque Sempre Uma Boa Massagem,  estivemos falando fortemente a favor da massagem como um bom método para o mundo emocional.

No post atual, falamos sobre os tipos de massagem; e vamos ainda trazer vários desenvolvimentos.

Mas o que deve ficar bem claro, desde já, é que, o tempo todo, estamos nos referindo a massagem de boa qualidade.

Em tudo o que é produzido pelos seres humanos, podemos ter uma enorme variação de qualidade.

Isso se aplica a todos os campos das atividades humanas, sem exceção.

Não poderia ser diferente no campo da massagem.

Há profissionais e profissionais.

Há pessoas muito bem preparadas; outras menos.

Há pessoas com boa experiência; outras com pouca ou nenhuma experiência.

Há pessoas bem intencionadas; outras que não têm nem mesmo uma consciência clara das suas verdadeiras intenções, por detrás das suas atividades.

E assim por diante.

De qualquer modo, o que queremos enfatizar aqui, neste tópico, é que tudo o que estamos falando sobre a massagem – e o que ainda falaremos  – tudo, repetimos, supõe que estejamos tratando de uma massagem de boa, ou de ótima, qualidade.

Massagem feita em condições apropriadas, e por pessoa agente muito bem preparada, e muito bem intencionada.

A segunda ideia que queremos acrescentar é que é necessária certa persistência, certa continuidade, se queremos gerar efeitos cumulativos, e estáveis, no nosso mundo emocional.

Comentemos isso melhor no próximo tópico.

D – A Natureza não dá saltos

Já usamos o aforismo acima aqui no site; vamos usá-lo novamente agora.

A Natureza não dá saltos. Tudo o que produz – e é Ela que produz tudo! – o faz compassadamente, ou seja, passo a passo.

Às vezes, temos a impressão de que algo ocorreu, na Natureza, abruptamente. Mas não ocorreu.

Nós é que não estávamos vendo, até então, toda a preparação que a Natureza vinha fazendo.

Não estávamos vendo todas as fases de um processo, que culminou no fato que agora chama a nossa atenção.

O mesmo se dá com a massagem.

Já dissemos, e reafirmamos, que uma única sessão de boa massagem já gera benefícios para a pessoa paciente.

Mas os benefícios da massagem, quando ela é feita de modo esporádico, pouco frequente, são benefícios passageiros, são efeitos instáveis.

Se queremos efeitos duradouros, e efeitos cumulativos, que culminem no atingimento da nossa meta – a potência emocional – devemos persistir, e devemos manter certa pressão no trabalho.

Devemos manter certa frequência de sessões de massagem de boa qualidade.

E de boa qualidade tal que possa gerar – em cada uma das sessões, ou ao menos na maioria delas – efeitos em profundidade no nosso mundo emocional.

E – Os principais efeitos da massagem

Em tópico anterior, fizemos uma descrição sucinta dos 7 principais tipos de massagem, com forte relação com o mundo emocional.

Vamos falar agora sobre os principais efeitos dessas massagens.

Estaremos falando de todos os tipos de massagem tomados em conjunto.

Talvez um efeito seja mais visível num dado tipo de massagem; e outro efeito, mais visível em outro tipo de massagem.

Mas não levaremos em conta, aqui, essas pequenas variações.

Interessa-nos os principais efeitos gerais, que tenham relação com o fortalecimento emocional.

Esses efeitos não ocorrem independentemente uns dos outros.

Estão relacionados entre si, ou seja, um facilita o surgimento do outro; ou, às vezes, ocorrem concomitantemente.

Mas para efeitos instrutivos, falaremos de cada um desses efeitos separadamente.

Relaxamento muscular

O relaxamento muscular, aplicado a um músculo em particular, pode ser definido como o retorno desse músculo ao seu estado de repouso, ao seu estado de não-atividade.

Uma das características gerais do estado do ser humano comum, é que seus músculos quase nunca voltam totalmente ao seu estado totalmente relaxado, estado de total repouso, ou estado de total não-atividade.

Estamos falando de músculos de todos os grupos.

De músculos de todos os tamanhos: os grandes, os médios, os pequenos e os minúsculos.

De músculos de todos os tipos de funções: esqueléticos, ligados aos órgãos ou vísceras, etc.

E também daqueles sob o controle da nossa vontade, e daqueles ditos de controle involuntário. Etc.

Os músculos, no ser humano comum, estão sempre num estado que podemos chamar de pré-atividade, digamos assim.

Estão sempre em estado de alerta, como se devessem estar prontos para atuar de modo iminente, como se devessem estar prontos para entrar em ação nos próximos milésimos de segundo.

E, voltamos a insistir: esse estado ocorre simultaneamente em todos os músculos do nosso corpo.

Outro aspecto, refere-se ao nível de relaxamento muscular.

Não é apropriado pensarmos em termos de tudo ou nada, ou seja, totalmente relaxado ou totalmente não-relaxado.

É bem mais apropriado pensarmos em termos de relaxamento relativo; por exemplo: 20%, 40%, etc., até 100% relaxado, que seria o estado totalmente relaxado.

Vamos ver se conseguimos bem nos representar sobre o que estamos falando.

Quando consideramos apenas os músculos esqueléticos – aqueles responsáveis por qualquer movimento no espaço, por menor que seja – somos informados, pelos atlas de anatomia, que temos em nosso corpo mais de 600 deles!

Mas temos os músculos que não estão relacionados ao esqueleto, ou seja, não estão ligados a nenhum tipo de osso.

É o caso do músculo cardíaco, e de todos os músculos ligados às vísceras, às artérias e etc.

A quantidade total de músculos, de todos os tipos, então, é gigantesca!

O que ocorre na prática é que, a cada instante da sua vida, o ser humano comum está num nível de relaxamento relativo muito baixo: uns músculos estão apenas 20% relaxados, outros 30%, etc., dando, no geral, uma média muito baixa de relaxamento.

Estamos, obviamente, falando dos músculos que não estão sendo usados, num dado momento, para qualquer trabalho útil.

Imagine quanta energia desperdiçada!

Imagine quanto prejuízo à circulação: do sangue arterial, do sangue venoso, da linfa, dos detritos, etc.

Imagine quanto desgaste das próprias fibras musculares, por estarem relativamente retesadas quase que perenemente.

Dizemos quase que perenemente, porque muitos músculos acabam experimentando um bom estado de relaxamento durante o nosso sono profundo, com a condição de que tenhamos uma boa porção de sono profundo.

Um dos efeitos das massagens com forte alcance emocional, é o relaxamento muscular generalizado – relaxamento de muitos grupos de músculos, e em muitas partes do corpo – e o relaxamento muscular profundo, ou seja, relaxamento muscular com 70 ou 80% de relaxamento, ou mais.

Circulação do sangue

Já dissemos que os efeitos se potencializam uns aos outros.

O relaxamento muscular generalizado e profundo, afeta as paredes dos vasos sanguíneos, artérias e veias, e seus derivados.

Também a melhora na respiração, de que falaremos adiante, ajuda na melhor circulação do sangue.

Mas a própria tranquilidade emocional, digamos assim – o efeito de ter muito menos medo, e muito menos ganância, num dado momento – também ajuda a circulação.

Uma melhora na circulação significa que o sangue flui um pouco mais lentamente, mas com muito mais potência: flui mais volume, e mais profundamente, para as extremidades; retorna mais volume, das extremidades para o centro – para os pulmões e para o coração.

Circulação da linfa

Também a linfa flui melhor como efeito de uma boa massagem, ainda que não seja o tipo específico de massagem para isso, ou seja, ainda que não se trate de massagem para drenagem linfática.

Uma melhor circulação da linfa significa: uma melhor eliminação de detritos gerados pelo metabolismo, no nível celular.

Mas não só isso.

Significa também um melhor retorno dos líquidos para o sistema de circulação do sangue.

Melhor funcionamento dos intestinos

Lembra-se quando falamos, no post Processo da Transformação Emocionalque o mundo emocional também se concentra em nossos intestinos?

Pois bem, um dos efeitos de uma boa massagem com alcance emocional, é fazer funcionar melhor os nossos intestinos.

Duas consequências diretas: 1) melhor absorção dos nutrientes; 2) melhor eliminação dos resíduos da nutrição.

Melhora na respiração

A respiração do ser humano comum merece um estudo à parte.

Merece, na verdade, um longo estudo. Mas não podemos nos estender aqui.

Vamos apenas dizer que o ser humano comum respira mal.

Respiração curta, ou seja, sorve menos ar, a cada vez, do que aquilo que poderia.

E como consequência disso, e de outras causas, a respiração é muito frequente; ou seja, é muito mais frequente do que seria necessário, e apropriado, para a boa absorção, pelo organismo, dos nutrientes presentes no ar que inalamos.

Vamos ver se nos entendemos bem aqui.

Sabemos que há poluição. Mas a poluição representa a presença de moléculas indesejadas – grandes moléculas.

Entretanto, no ar que inalamos, há certa quantidade de partículas muito ínfimas.

A ciência ainda não conhece a maior parte delas; elas não estão, ainda, na Tabela Periódica dos Elementos Químicos.

Essas partículas muito pequenas, são muitíssimo importantes para a nossa vida psíquica superior – aquela parte, lembra-se, relativas às nossas inteligências superiores, que raramente acessamos.

Muito bem: um efeito da boa massagem com alcance emocional, é que melhora a nossa respiração.

Fica mais compassada, menos frequente, porém mais volumosa.

Isso permite aos nossos sistemas – inclusive, e principalmente, o nosso sistema nervoso – melhor assimilar aquelas pequenas partículas, de maior valor para as nossas funções superiores.

Mudanças na pele 

É de conhecimento geral que quando estamos muito estressados, a nossa pele demonstra isso.

A nossa pele tem muitas funções fisiológicas, conhecidas da medicina, e relacionadas à temperatura do corpo, limpeza dos tecidos mais superficiais, sensibilidade tátil, etc.

Mas a pele também tem funções não-fisiológicas, digamos assim.

Tem funções emocionais, além de funções de sensibilidade fina, e funções sensuais – falamos mais sobre estas duas últimas no post A Trindade na Sexualidade.

Uma pessoa com uma pele muito mais saudável, relaciona-se muito melhor com o seu entorno:

    • com as energias planetárias e cósmicas que existem na atmosfera terrestre;
    • com as energias dos animais, das plantas, e dos outros seres humanos, ao seu redor, etc.

Mudanças na qualidade do sangue

Um efeito extraordinário e importantíssimo das massagens com alcance emocional são as melhorias na qualidade do sangue.

A ciência já nos ensina sobre PH do sangue, nível de acidez, etc. Ok, isso é importante. Mas não é tudo.

Há que se levar em conta o gradiente de concentração, no nosso sangue, das pequeníssimas partículas de matérias que poderíamos chamar de extraterrestres, digamos assim.

Já falamos acima sobre as partículas muito pequenas, que ainda não estão na Tabela Periódica.

Lá, dois tópicos acima, estávamos nos referindo ao fato de que algumas dessas partículas, tornam-se combustível para as nossas funções superiores.

Aqui estamos falando de outra coisa: elas passam a fazer parte do rol de substâncias que podem ser comumente encontradas em nosso sangue.

Algumas dessas pequeníssimas partículas de matéria – sim, ainda são matéria, mesmo que ainda não conhecidas da nossa ciência contemporânea – podem chegar a tal concentração no nosso sangue, e por extensão nos tecidos do nosso corpo, que podem formar em nós um novo corpo, por assim dizer.

Um novo corpo bem mais sutil do que o nosso corpo físico.

Consciência do corpo

Um efeito imediato de uma boa massagem de alcance emocional, é que nossa consciência do nosso próprio corpo aumenta.

A pessoa agente nos ajuda muito neste tocante, com as suas repetidas instruções para trazermos a nossa atenção para o que está ocorrendo em nosso corpo.

Mas, com o tempo, vai havendo uma mudança permanente; e a nossa consciência do nosso próprio corpo começa a existir num grau maior: mais frequente, mais duradoura, mais profunda.

E o que significa consciência do nosso próprio corpo?

Significa consciência das nossas tensões musculares, das nossas posturas, das nossas pequenas dores e desconfortos, dos nossos desejos e impulsos, das nossas reações emocionais frente a certas impressões, dos nossos “pensamentos recorrentes”, etc.

Consciência da respiração

Já falamos que a nossa respiração melhora, como um efeito direto de uma boa massagem de alcance emocional.

E isso independentemente de termos, ou não, uma melhor consciência da nossa própria respiração.

Mas, quando a consciência da nossa própria respiração aumenta, a melhora da nossa respiração aumenta exponencialmente.

Vamos usar uma imagem para ilustrar isso: a massagem por si só, melhora a nossa respiração em 30%; quando passamos a ter consciência da nossa própria respiração, a melhora é de 300%.

E a massagem, com o tempo, ajuda-nos a ter consciência da nossa própria respiração.

Consciência das energias

Talvez o mais sutil – e até por isso o mais poderoso – efeito de uma boa massagem com alcance emocional, é o que podemos chamar de consciência das nossas próprias energias, ou seja, das energias que circulam em nós a cada momento.

Já falamos da consciência do nosso próprio corpo; e incluímos, então, os nossos desejos e impulsos, as nossas reações emocionais, os pensamentos recorrentes, etc.

Estas são coisas mais grosseiras, digamos assim, mais contundentes.

Mas podemos ter consciência de coisas muito mais sutis em nós:

    • dos nossos humores, e do tom emocional de todas as nossas manifestações, num dado momento;
    • do conteúdo de muitos dos nossos pensamentos (não apenas daqueles “recorrentes”), como se os estivéssemos vendo de fora;
    • mais que o conteúdo, podemos ter consciência do tom dos nossos pensamentos, ou seja, a que desejos ou impulsos estão relacionados, e a qual humor estão ligados;
    • da nossa disposição geral, ou seja, da disposição do nosso organismo como um todo;
    • da nossa sensibilidade num dado momento;
    • da nossa sensualidade num dado momento;
    • do afluxo, à nossa consciência, de energias muito finas, vindo das partes mais altas do nosso ser, e que percebemos como amorosidade, luz, compreensão, esperança, etc.

F – Qualidade e perseverança

Acabamos de comentar, de modo muito sucinto, os principais efeitos de uma boa massagem com alcance emocional.

Mas queremos reafirmar: a maioria desses efeitos se farão sentir, de modo significativo, se estivermos recebendo massagem de boa qualidade, e se formos perseverantes nos nossos esforços.

G – Massagem SCSC: o método de massagem por excelência

Relembremos uma vez mais a nossa meta quanto ao mundo emocional: criar, desenvolver, e depois estabilizar em você, a potência emocional.

Agora vamos falar sobre a Massagem SCSC, o método de massagem exclusivo do grupodecasais-busca-scsc.

Foi desenvolvido por nós, a partir de várias influências que recebemos neste campo.

Massagem SCSC é, dentre as massagens, o método por excelência para o fortalecimento emocional exponencial.

Vamos esclarecer essa expressão: método por excelência.

Comecemos com a ideia de método.

Para todas as empreitadas humanas, ou seja, para todos os esforços humanos visando o alcance de uma dada meta, há que se ter um método.

Este, o método, é o conjunto de procedimentos e práticas que compõem o protocolo – para usar uma palavra da medicina – a ser usado visando o alcance da meta.

É claro que o método, portanto, sempre elege os procedimentos e as práticas, a cada situação, levando em conta as características mesmas da situação.

Para chegarmos a ter um método:

    • podemos selecionar um dentre os disponíveis, e que se adequem à nossa empreitada;
    • ou podemos desenvolver o nosso próprio método, do zero,a partir do conhecimento teórico num dado campo;
    • ou, ainda, podemos desenvolver o nosso próprio método, a partir dos melhores métodos, e também do melhor conhecimento, já disponíveis.

Esse último caso descreve a nossa situação em relação à Massagem SCSC.

Falemos agora da outra parte da expressão: por excelência.

Dissemos que a Massagem SCSC é o método por excelência, usado no Grupo para a busca da nossa meta: alcançar, com cada participante, a potência emocional.

Dizer que a Massagem SCSC é o método por excelência, significa dizer que ela é o método principal, é o eixo central de tudo o que fazemos em termos de massagem, visando o fortalecimento emocional.

E a Massagem SCSC pode ser, para nós, o método por excelência porque ela:

  • 1) contém os principais elementos de todos os melhores tipos de massagem, com efeitos emocionais, ou seja, satisfaz as principais características desses melhores tipos;
  • 2) como consequência, alcança os principais efeitos desses tipos de massagem; e
  • 3) mas vai muito além, porque tem os seus próprios fundamentos distintivos.

Os seus fundamentos distintivos são aqueles fundamentos, aquelas bases, que a distinguem dos demais tipos de massagem com alcance emocional.

Tornam-na diferenciada e exclusiva.

Falemos sobre eles no próximo tópico.

H – Os 5 fundamentos distintivos da Massagem SCSC

1 – A des-hipnose

Falamos sobre Mesmer no post Vislumbres da Potência Emocional.

Lá dissemos que muitos confundiram o trabalho dele com hipnose.

E falamos que a confusão era indevida, porque ele buscava algo que nós chamamos – a expressão é nossa, não dele – a des-hipnose.

Dissemos lá, também, que a hipnose busca estreitar o campo da consciência da pessoa, para poder então chegar à base da sua atuação: a sugestão pós-hipnótica.

E dissemos que em nós, como em Mesmer, o que se busca é a ampliação da consciência.

ampliação da consciência pode ser entendida, numa primeira aproximação mais simples, como:

    • 1) o alargamento do campo sobre o qual a nossa consciência atua: de um campo mais restrito (por exemplo, atenção em apenas uma parte do corpo), para um campo mais amplo (por exemplo, atenção em várias partes do corpo ou no corpo todo);
    • 2) a manutenção por mais tempo dessa consciência (no exemplo citado, dessa atenção). Não apenas por poucos segundos, como geralmente é o caso em tudo o que ocorre em nossas vidas, mas por dois ou três minutos ininterruptos, ou mais;
    • 3) a profundidade dos fenômenos que são captados pela consciência. Por exemplo: uma percepção de uma sensação superficial de uma parte do nosso corpo, ou uma percepção de uma sensação mais profunda, ou, ainda, a percepção de uma sensação muito profunda e sutil.

A Massagem SCSC tem a des-hipnose como um dos seus objetivos intermediários.

Usa técnicas para favorecer a des-hipnose e para avaliar, em cada sessão de massagem, a sua ocorrência e o seu desenvolvimento.

O fenômeno que estamos chamando de des-hipnose tem muitos significados psíquicos.

Mas o maior deles, o que nos interessa mais de perto, é que mediante ele as três grandes centrais de inteligência inferiores – bioenergética, emocional e mental – passam a funcionar de acordo com as suas melhores possibilidades.

E isso nos remete diretamente ao segundo fundamento distintivo da Massagem Nosso-Ser-Maior: a ligação com as inteligências superiores.

2 – A ligação com as inteligências superiores

Falamos no post intitulado Estrutura e Funções do Ser Humano, que temos em nós centrais de inteligência superiores, as quais geralmente não acessamos.

Não acessamos quer dizer: o ser humano em seu estado comum não acessa.

Só pode acessar, se as suas três grandes inteligências inferiores estiverem funcionamento num nível melhor; e se a pessoa estiver num estado melhor de consciência.

A busca e a obtenção da des-hipnose citadas no tópico anterior, aliadas a outras providências por parte da pessoa agente, durante a Massagem SCSC, facilitam a ligação, na pessoa paciente, das inteligências ditas inferiores com as inteligências superiores.

A ligação começa a ocorrer inicialmente de modo muito instável e fugaz.

Mas, depois, passa a ocorrer de modo mais estável e bem perceptível.

A partir de então, a pessoa paciente passa a existir de modo totalmente novo – embora no início, apenas dentro do ambiente da própria massagem.

A pessoa paciente passa a vivenciar, em si mesma, uma qualidade de manifestações que raríssimamente experimenta em sua vida corrente.

Vamos comentar de modo muito sucinto todo esse conjunto de novas manifestações, separando-as em dois grandes grupos, conforme os dois tópicos a seguir.

3 – Um clima vibracional bem específico e refinado

A pessoa paciente passa a se dar conta de estar vivendo um estado, que é caracterizado por uma vibração muito específica, e muitíssimo refinada.

É como se o seu ser estivesse mergulhado num oceano de vibrações finíssimas; ou como se ela, a pessoa, estivesse vivendo dentro de uma atmosfera, cujo clima se caracterizasse por uma vibração muito sutil, um clima vibracional.

Esse clima vibracional, a que estamos nos referindo, traz, para a pessoa paciente, várias experiências novas. Sensações e percepções que antes não lhe eram acessíveis.

Repetimos: são muitas essas experiências novas, essas vivências extraordinárias.

Falemos apenas de uma delas:

    • a pessoa paciente pode dar-se conta de estar tendo uma nova relação com tudo: com a sua própria vida, com as pessoas que ama, com as pessoas em geral, com o mundo dos homens, com a Natureza… com o seu passado e com o seu presente…
    • Essa nova relação é uma nova compreensão, um novo modo de sentir-se, em relação a todas as coisas citadas, um novo sentimento de si mesma, e do seu lugar no mundo.

4 – O estado meditativo

Ficando a pessoa paciente imersa dentro do clima vibracional citado, e ficando assim por algum tempo – digamos 10 ou 15 minutos – naturalmente começa a emergir um novo estado.

Esse novo estado, abarca tudo o que existe no estado anterior, mas vai além.

É mais profundo e, ao mesmo tempo, muito mais amplo.

Apenas para dar um exemplo: aqui o passado e o presente, ou mesmo o futuro, nada mais são que simples dimensões de um Universo multidimensional, eterno, imutável e infinito.

Para não sofisticar demais, chamemos esse novo estado apenas de estado meditativo.

No estado meditativo, já estão funcionando – ainda que em um grau relativo, talvez – aquelas inteligências superiores.

A consequência disso é um influxo energético, vindo de cima, poderosíssimo.

Sabendo usá-lo, podemos fazer quase qualquer coisa.

Entrar, e permanecer, no estado meditativo, tem muitíssimas implicações.

Falemos de apenas uma delas, uma que nos interessa aqui mais de perto, tendo em vista nossa meta para o mundo emocional.

5- A realização de avanços significativos

Mediante a presença, no ser da pessoa paciente, do clima vibracional e do estado meditativo, podemos buscar avanços significativos em relação à nossa meta: o super fortalecimento emocional.

A pessoa paciente encontra-se, ainda que temporariamente, em um nível de ser muito alto.

Neste nível de ser, é possível ocorrerem fenômenos que jamais seriam possíveis em nossa vida comum.

Aqui pode ocorrer o milagroso, o miraculoso; podem ocorrer os verdadeiros milagres.

É aqui que pode ocorrer toda a magia necessária, e suficiente, para a cura, para o desenvolvimento, e até para a evolução, no campo emocional.

Usamos a palavra magia.

Vamos desmistificar.

Desmistificar aqui significa, exatamente, separar o significado da palavra magia, do significado da palavra misticismo.

Quando buscamos alcançar uma conexão com as nossas partes mais superiores, e intencionamos usar essa conexão – essa ligação ou religação – para efeitos de pura e simplesmente amar a Deus, estamos falando de misticismo.

Quando buscamos alcançar essa mesma conexão, mas agora com a intenção muito clara de obter um benefício para o nosso semelhante, estamos falando de magia.

Sim, a magia aqui é possível.

O nível de ser da pessoa paciente – e da pessoa agente, por suposto – está tão elevado, que torna a magia possível.

Traumas, ganas, incompreensões, fraquezas, etc., tudo pode ser curado.

Novos entendimentos, reconciliações no íntimo do nosso coração, novos avanços emocionais nossos, enfim, todo esse desenvolvimento, se torna também possível.

E o crescimento da nossa alma – de uma alma infantil para uma alma amadurecida, a nossa evolução, torna-se ainda também possível aqui.

I – Conclusão: Viva a Massagem SCSC!

Iniciamos este post descrevendo os 7 tipos de massagem com alcance emocional.

E resumimos os seus principais efeitos.

Então falamos sobre a Massagem SCSC, o método de massagem por excelência, do grupodecasais-busca-scsc, para a busca do fortalecimento emocional exponencial.

E discorremos, de modo muito sucinto, sobre os 5 fundamentos distintivos da Massagem SCSC.

Concluímos que, mediante os fundamentos da Massagem SCSC, podem ocorrer verdadeiros milagres, pode ocorrer a verdadeira magia.

E, o mais importante de tudo, pode ocorrer o alcance da nossa meta: a criação e a manutenção, em você, da sua potência emocional!

Viva a Massagem SCSC!

Experimente!

Deleite-se!

Aproveite!

Tire dela o melhor dela para si!

 

E quanto a você? Com esse último post desta parte do site, fechou-se para você um círculo de compreensão, sobre o mundo emocional? Todas as coisas relacionadas ao mundo emocional estão fazendo um pouco mais de sentido para você, agora? E que tal aproveitar toda essa nova compreensão? Que tal buscar para si mesma, ou para si mesmo, os benefícios que podem te levar a ter, e a manter, a sua própria potência emocional?

  

Entre em contato agora: escreva um e-mail para euclides@grupodecasais-busca-scsc.org

 

foto: How Soo Ngu

 

 

 

4 comentários

  1. Uau!!! Que artigo maravilhoso!! A descrição tão pertinente e completa dos 7 tipos de massagem funcionou como um aquecimento para a massagem meditativa propriamente dita, este mergulho no nosso Ser. Ser potente, que pode, através do seu equilíbrio curar-se! Viva a massagem meditativa!! Pude vislumbrar este horizonte incrível, mágico!! GM

  2. Artigo muito bem elaborado. As ideias foram didática e sensivelmente organizadas, mostrando-nos o quanto a massagem constitui um modo de integração psicossomática. Parabéns!

  3. Este texto me lembrou de quando eu estava passando por momentos difíceis e tive a sorte de realizar regularmente massagens meditativas no Instituto e vivenciar essa magia, que o texto descreve perfeitamente. Estas experiências de um relaxamento tão profundo trouxeram uma tranquilidade e equilíbrio no longo prazo. Muito interessante a diferença, já que massagem e meditação comuns trazem efeitos parecidos, mas muito menos intensos e somente de curta duração. Sou testemunha da profundidade e longevidade dos efeitos descritos tão bem neste texto, parabéns por expressar tão bem e detalhadamente uma experiência tão complexa! Um abraço.

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *